r e v b r a s r e u m a t o l . 2 0 1 7;5 7(S 1):S394
REVISTA BRASILEIRA DE REUMATOLOGIA www.reumatologia.com.br
Temas Livres
Fibromialgia, Reumatismos de Partes Moles e Síndromes Dolorosas Crônicas
TL19 DISTÚRBIOS COGNITIVOS EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA E SUA ASSOCIAC¸ÃO COM DEPRESSÃO R.B. Silveira a , M.P.M. Cathcart b , T. Skare b a
Curso de Medicina, Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR), Curitiba, PR, Brasil b Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Curitiba, PR, Brasil Palavras-chave: Fibromialgia; Depressão; Disturbios cognitivos Introduc¸ão: A fibromialgia (FM) é uma afecc¸ão crônica na qual existe dor musculoesquelética difusa concomitante à fadiga, distúrbios cognitivos ou sono não reparador em variáveis graus de severidade. Sintomas depressivos são altamente prevalentes na FM sendo encontrados em 90% dos pacientes ao longo da vida. Apesar de depressão e distúrbio cognitivo não terem sido relacionados em estudo prévio, o emprego de diferente metodologia pode acrescentar novos elementos que permitam aprofundar o conhecimento da relac¸ão entre a fibromialgia e os sintomas estudados. Objetivo: Avaliar a presenc¸a e a gravidade de distúrbios cognitivos em FM, correlacionando- os com sintomas depressivos e comparar a prevalência de sintomas depressivos e distúrbios cognitivos com pacientes de artrite reumatoide (AR). Métodos: Pacientes com FM e AR foram pareados para sexo e idade para comparac¸ão de escores no Mini-Mental State Examination (MMSE) e no Center for Epidemiological Studies – Depression Scale (CES-D) e na Escala Visual Analógica (EVA)
0482-5004/$ – see front matter
para dor. Para comparac¸ão dos grupos foram usados os testes de qui-quadrado,Fisher, Mann-Whitney ou T de Student não pareado. Correlac¸ão foi feita pelo teste de Spearman. Significância adotada de 5%. Resultados: Trinta e cinco pacientes com fibromialgia e 31 pacientes com artrite reumatoide participaram do estudo. Pacientes com fibromialgia apresentaram escores mais elevados na EVA de dor e no CES-D (ambos com p < 0,0001). Não houve diferenc¸a entre o escore no MMSE entre os grupos (p = 0.56). Foi encontrada correlac¸ão inversa entre escores de CES-D e MMSE nos pacientes fibromialgia (p < 0,05), enquanto no grupo da artrite reumatoide isso não foi observado. Conclusão: Pacientes com FM têm mais dor e mais depressão mas o mesmo grau de distúrbios cognitivos do que os de AR Há correlac¸ão entre distúrbios cognitivos e depressão nos pacientes com fibromialgia mas não em AR.
refer ê ncias
1. Leavitt F, Katz RS, Golden HE, Glickman PB, Layfer LF. Comparison of pain properties in fibromyalgia patients and rheumatoid arthritis patients. Arthritis Rheum. 1986;29:775–81. 2. Ang DC, Bair MJ, Damush TM, Wu J, Tu W, Kroenke K. Predictors of pain outcomes in patients with chronic musculoskeletal pain co-morbid with depression: results from a randomized controlled trial. Pain Med. 2010;11:482–91. 3. Glass JM, Park DC. Cognitive dysfunction in fibromyalgia. Cur Rheumatol Rep. 2001;3:123–7.
http://dx.doi.org/10.1016/j.rbr.2017.07.557